segunda-feira, 28 de junho de 2010

“Os passos noturnos de Sofia.”

Nessa última noite tive insônia. E Sofia também.
Não é nenhuma novidade para mim. Mas para ela sim.
Noites mal dormidas fazem parte da minha vida desde a infância. Acho que pioraram na idade adulta. Deve ser porque o “ser adulto” vem acompanhado de tantas responsabilidades que faz perder o sono.
A madrugada é uma figura egoísta. Quando encontra companhia em sua eterna solidão, não a larga mais. Já fiz de tudo para livrar-me de suas garras. Só não tive coragem ainda de socorrer-me de remédios. Dizem que vicia e eu acredito nisso!
Aprendi a lidar com a insônia. São anos de experiência. Não adianta desesperar-me, ver TV, ler, mudar de cama. Fico mesmo é bem quieta, no escuro, de olhos bem fechados, à espera do sono. Às vezes, ele dá as caras depois de massacrantes horas insones; às vezes, vejo o dia nascer.
E foi assim com Sofia nessa noite. Acompanhei seus passos noturnos do aconchego de minha cama no meu quarto escuro.
Ela, coitadinha, tentou de tudo, do alto de sua inexperiência em insônia: acendeu e apagou luzes, foi ao banheiro algumas vezes, bebeu muita água, abriu e fechou portas, provavelmente brincou impacientemente...
Em uma ida ao banheiro, eu a aconselhei a ficar quieta, de olhos bem fechados, contando carneirinhos. Acho que não adiantou o conselho. Ela acabou por ver o dia amanhecer.
Acredito que a insônia de Sofia tenha sido só por essa noite, em virtude, talvez, do excesso de Coca Cola e pizza ingeridos horas antes.
Se assim não for, ela terá que aprender a ser muito paciente à espera de um novo dia...
28/06/10

10 comentários:

  1. Tadinha da pequena!
    Felizmente tenho um sono espetacular. Em minhas poucas experiências com a insônia, quando era mais novo, recorria a um remédio infalível (crianças, por favor, ignorem): vodka. É batata!

    ResponderExcluir
  2. Mau exemplo!!!! rsrsrsrs
    Quanto ao seu sono espetacular, nas minhas várias noites insones eu fico só admirando... rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Tadinha Quel!!
    Mas acho q realmente tomar coca à noite não é legal não!! Desperta mesmo!!
    Bjocas pra ela tá!!
    Ah! recebeu o e-mai do blog da Jô? Fala pra Sofia entrar...
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Já entrei, já comentei e amei!!!!
    Vou passar pra Sofia sim, viu?
    Beijossss

    ResponderExcluir
  5. Nanda: Quel, que texto lindo!! Não pelas horas de insônia de vcs duas, mas lindo mesmo... Eu me encontrei com a insônia já na vida adulta... Aqui em Vitória já nem sei qtas foram... bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nandoquinha!!!! Obrigada pelo comentário, viu? Beijosssssssssss E durma!!!! rs

    ResponderExcluir
  7. valeu lalaquel!!!
    prometo nunca mais tomar coca cola antes de dormir.
    beijocas!!!!!!
    sofia

    ResponderExcluir
  8. Finalmente a personagem principal do post deu as caras! Anotei a promessa, hein? Vou cobrar! Beijosss, pequena!

    ResponderExcluir