quinta-feira, 10 de junho de 2010

“A sétima arte.”

Ando falando muito sobre assuntos sérios, que giram em torno de feminismo/violência contra mulheres, maternidade, educação e, principalmente, política.
Assuntos que nem de longe relaxam, pacificam ou alegram a mente de quem escreve ou a de quem lê.
Resolvi, então, falar sobre questões mais leves, que trazem contentamento e também encantamento. E divertimento, é óbvio!
Não mencionarei a literatura, porque, para mim, ela é hors concours; sem ela, eu nem vivo.
Portanto, nada melhor que começar com cinema, conhecido como a sétima arte, que, ao lado da fotografia, tem a minha predileção.
O cinema, para quem não sabe, foi denominado sétima arte pelo italiano Ricciotto Canuto, que, em 1911, editou o Manifesto das Artes defendendo que a junção de seis artefatos culturais, isto é, música, dança, pintura, escultura, teatro e literatura, gera o cinema, até então nem considerado expressão de arte, além de ser vinculado às classes menos abastadas.
E pensando em cinema e nas centenas (talvez milhares, se me permitirem a pretensão!) de filmes que vi no decorrer de minha existência, produzi lista, com certeza incompleta, desmemoriada, desordenada e para alguns até injusta, daqueles que me marcaram de alguma forma, a depender do momento da vida em que foram vistos:
1- Pequeno Príncipe;
2- O Mágico de Oz (com Judy Garland);
3- Antes do amanhecer;
4- Antes do pôr do sol;
5- Pulp Fiction;
6- Forrest Gump;
7- Platoon;
8- O Escafandro e a Borboleta;
9- Invasões Bárbaras;
10- Adeus Lênin;
11- A culpa é do Fidel;
12- Dr. Jivago;
13- O anjo malvado;
14- Ligações Perigosas;
15- Closer – Perto demais;
16- Bicho de Sete Cabeças;
17- O menino do pijama listrado;
18- Match point – Ponto Final;
19- O iluminado;
20- Uma mente brilhante;
21- Um estranho no ninho;
22- Gênio indomável;
23- Milk – A voz da igualdade;
24- Sociedade dos poetas mortos;
25- Os suspeitos;
26- Melhor é impossível;
27- Uma lição de amor;
28- Os últimos passos de um homem;
29- E o vento levou;
30- A noviça rebelde;
31- Na natureza selvagem;
32- Frida;
33- O último dos moicanos;
34- Sideways;
35- Meu pé esquerdo;
36- Diário de uma paixão;
37- Tudo sobre minha mãe;
38- A casa dos espíritos;
39- A vida de David Gale;
40- Nascido em 4 de julho;
41- Drácula (de Bram Stoker);
42- Entrevista com o vampiro;
43- Janela indiscreta;
44- Dirty Dancing;
45- Buena Vista Social Club;
46- Seven;
47- O silêncio dos inocentes;
48- O talentoso Ripley;
49- Rain man;
50- Top Gun.
Bom filme!
Ah, quem quiser, complete a lista!
04/06/10

11 comentários:

  1. Lembrei-me, ainda, de Nos tempos da brilhantina e Nos embalos de sábado a noite. Marcaram uma época, né? Ô tempo bom, sô!

    ResponderExcluir
  2. Caraca, que memória... Desses 50 eu certamente assisti a 30, mas não conseguiria listar todos os filmes que gostei ou que me marcaram.
    Mas ouso acrescentar: Crash - No Limite; Menina de Ouro; O Império dos Sentidos (um clássico erótico japonês); depois me lembro de outros e acrescento.

    ResponderExcluir
  3. Boa lembrança! Grandes filmes! Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Ah têm muitos, para todos os gostos!! As Pontes de Madison: muuito bonito!!; Tomates Verdes Fritos: não sei porquê me marcou; Uma Linda Mulher: porquê é super romântico e tem o Richard Gere, hahaha... Vou lembrar mais!!
    Bjoooooooooooosssss
    Pat

    ResponderExcluir
  5. Pat!!! Apareceu, finalmente!!! Excelentes lembranças! Acrescento, ainda, o filme Curtindo a vida adoidado. Beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Nanda: Boas pedidas, Pat! Vou fazendo contribuições tb. Lembrei de um ótimo porque ouvi a música estes dias: Perfume de mulher. Adoro Al Pacino! Império do Sol. Este novo do Quentin Taratino, Bastardos inglórios, tb merece. Excelente!

    ResponderExcluir
  7. Lembranças muito boas!!!!! Adorei! Beijossss

    ResponderExcluir
  8. Nandaaaaaaaa!!
    Como pude esquecer PERFUME DE MULHER!!!
    É um tipo top dos tops!! Haha...
    Bjos e bjos

    ResponderExcluir
  9. Raquel,

    coloque aí "A Partida", filme japonês que ganhou Oscar de filme estrangeiro em 2009.
    Espetacular.
    Ia indicar também "Mademoiselle Chambon", sétima arte pura, simples e genial, que está em cartaz nos cinemas.
    Mas eu soube que as salas da Academia de Tênis pegaram fogo. Então, é aguardar o DVD.

    Beijo procê!

    ResponderExcluir
  10. Finalmente você resolveu me prestigiar, hein?! Excelente lembrança! "A Partida" é realmente genial! Foi falha minha não inclui-lo na lista.
    Pois é, foi uma fatalidade o que aconteceu com o Cine Academia. Aqui em Brasília, é o único que passa os filmes do "circuito estação", sabe? Bem do estilo que eu aprecio... Mas, está anotada a dica. Um dia eu vejo, né? rs

    ResponderExcluir
  11. Incluo na lista o filme Cinema Paradiso, representante maior do que é a sétima arte. O filme é uma homenagem ao cinema. Não me perdoo por ter esquecido...

    ResponderExcluir