segunda-feira, 19 de abril de 2010

Crônica introdutória - “Como tudo aconteceu.”

Rio de Janeiro, 10/04/2010, sábado, 8 da manhã.

Sempre gostei de escrever, faz parte da minha profissão, inclusive. Mas nunca imaginei que pudesse escrever para um público anônimo, inquantificável, impalpável.
Mas, como a vida é uma só e como o desejo de escrever bateu, deixei rolar...
Tudo começou com a indignação que algumas notícias divulgadas na imprensa nas últimas semanas geraram em mim.
Peguei papel e caneta e mãos a obra...
Depois de ter escrito umas três ou quatro crônicas, comecei a me perguntar o que fazer com elas.
Pensei em um blog. Está tão na moda, é tão cult, tão moderno. Mas, será?
Escrever um livro? Ah, isso sim é muita pretensão da minha parte! Mas vai saber!?
Resolvi, então, sem mais delongas e devaneios, simplesmente escrever, sobre qualquer assunto, os mais variados, pessoais, públicos, secretos, notórios. Sem prazo, sem destinatário certo, sem programação, sem finalidade.
Simplesmente escrever sobre as coisas que acontecem comigo e também no mundo, no dia a dia. Escrever sobre o que me agrada, ou desagrada, ou aflige, ou angustia, ou alegra, ou revolta, ou encanta. Pode ser sobre amor, novela, relacionamento, política, religião, literatura, cinema, feminismo, economia... Qualquer assunto, sem discriminação.
E sem preocupação com pudores, opiniões alheias e críticas, boas ou más, construtivas ou desconstrutivas.
Uns me acharão exagerada, outros, radical, alguns, vazia de conteúdo; uns acharão a minha opinião descartável, outros acharão os assuntos descartáveis; alguns até acharão interessante o que eu digo, outros, uma chatice sem tamanho; e ainda haverá aqueles que me acharão pretensiosa, outros, agraciada de certa inteligência; por fim, haverá aqueles que acharão que eu tenho presença de espírito, outros, que sou um espírito de porco.
Em verdade, eu não me importo. Concluí que os textos são mesmo para meu próprio deleite. E também para os amigos que me derem a honra de lê-los.
Optei, por fim, pelo blog.
Então, boa leitura!

13 comentários:

  1. É uma honra ter sido agraciado com o primeiro post.... Quel, brilhante a sua idéia... vou ser mais fã do que já sou... Aliás, lendo as primeiras postagens dá pra ver que tem talento pra coisa. Boa sorte... Qualquer coisa tamo aí pra ajudar...

    Marcus Senna Calumby

    ResponderExcluir
  2. No início achei meio estranha a idéia, mas lendo, adorei! Ficou muito bacana. E quem sabe um dia isso não vira um livro de crônicas mesmo?
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Gente,
    Muito obrigada, viu?
    Continuem lendo, por favor!!!!!!
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  4. Quel, vc a cada dia nos surpreende mais. Primeiro, deixou uma vida de "carioca" solteira pra viver um amor em - desculpe - Brasília!
    Agora, pelo que já pude ler, pode deixar uma promissora carreira de advogada por uma difícil, mas gratificante, função de jornalista!
    Brincadeiras à parte, estou gostando muito! Depois me dá umas dicas de como criar um blog, porque minha veia de comunicação (sou geminiano, lembra?) voltou a pulsar depois de ler suas crônicas corriqueiras.
    Beijão e parabéns!
    Júlio.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo lindo comentário!!!! Dou a maior força para quem quer escrever, como é o seu caso. E não é difícil não, viu? Depois explico. Quanto a função de jornalista, vai saber... o mundo dá tantas voltas.. e nem precisa diploma!

    ResponderExcluir
  6. E uns irão amar!

    Eita, que orgulho dessa prima! Além de linda e inteligente, dona de um ótimo texto. Para ler e se deliciar. Senso critico aguçado, então, não precisa nem falar, né?

    Adorei!

    Olha, 99% dos blogs sofre do mal do abandono. Espero que você não de canse dele. Vou estar sempre aqui lendo!

    Um grande beijo do seu primo e fã,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  7. Celo,
    Muitíssimo obrigada, viu? Mas eu nem mereço tantos elogios... Tentarei não abandonar a minha cria, ok? Beijossss e queijossss!!!!

    ResponderExcluir
  8. Quel,
    Amei!!!!
    Juro que não quis te imitar, mas criei o meu imediatamente né!!
    Não vou escrever como você, pois só vou escrever bobagens...rs...mas a minha cabeça tem tanta coisa, tantas idéias que às vezes acho que vai explodir...quero fazer e dizer tanta coisa. Minhas 24 horas tinham que ter 48 como disse a mãe ou avó de uma ex BBB!!!
    Parabéns, antes ouvia seus casos, agora vou ler suas crônicas (ô Brasília longe meu!!)...
    Bjos e bjos
    Pat

    ResponderExcluir
  9. Pat!!! Cumadi!!!! Obrigada, viu? E boa sorte no seu blog!!! Vai bombar!!! Beijossss

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Só agora entrei para dar uma olhadinha... Gostei muito.
    Sucesso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Val!!!! Muito obrigada, viu? Espero que você curta. Beijosssss

    ResponderExcluir
  12. Amiga, parabéns, está ótimo e a verdade é que as pessoas sempre nos surpreendem!Adorei isso aqui e descobrí uma Raq que não conhecia!!!

    Ah, eu abandonei o meu...kkkkkkkkkk

    BJSSS

    ResponderExcluir
  13. Baianinha portuga!!! rs Finalmente!!!! Faltava você aqui, sabia? Não abandone seu blog, hein? Largue o FB e volta pro blog! rs
    Beijos

    ResponderExcluir