terça-feira, 27 de abril de 2010

“Linguagem rebuscada não é sinônimo de linguagem culta.”

Falar difícil não é demonstração de cultura e conhecimento.
Falar difícil não é demonstração de uso escorreito da linguagem culta.
Ao contrário, falar difícil é demonstração de falta de conteúdo, de pura chatice, de arrogância, de petulância, de fraude. Enfim, de pobreza de espírito.
Quem fala muito e de forma rebuscada não tem nada a falar de útil ou interessante. Ninguém entende mesmo, não é?
Bonito mesmo é ouvir o bom português e a gramática corretamente aplicada. Soa bem nos ouvidos!
Também é bonito ouvir, ainda que com erros, totalmente desculpáveis, o relato das experiências dos mais simples, que muito têm a ensinar sobre as coisas da vida.
Com a devida vênia, ó nobre erudito, às vezes o analfabeto da esquina tem mais o que dizer!
10/04/10

6 comentários:

  1. Julgo sumamente despicienda a prática de assacar aleivosias contra acassianos cultivadores do falar amaneirado que, com circunlóquios de escol, contribuem decisivamente para o enleio coletivo. Julgo, outrossim, conveniente destacar a constante laboração de sacripantas cujas parvoíces despontam, aos borbotões, nos mais diversos madraçais que se dedicam, parafraseando o poeta, a "macaquear a sintaxe lusíada".

    ResponderExcluir
  2. Socorro!!! Preciso de um tradutor!
    Aliás, se você puder postar outro comentário com a tradução, eu agradeço, viu?
    Eu não sei se você me elogiou ou me detonou... heheheheheheheheheheheheh
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Raquel minha amiga, interna esse homem!!! Pra fazer uma lavagem estomacal; ele deve ter engulido um Aurélio, dois Houaiss e a obra completa do Luis de Camões!!!!
    heheheeheh
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. hahahaha
    Vou deixar para ele responder, viu?
    Bjssss

    ResponderExcluir
  5. Bem,com todo esse estilo rebuscado,aqui no Brasil isso não funciona e não significa nada na nossa cultura,já vi doutores,mestres com falas incultas,correto estamos embasados na mesma linguagem do cotidiano.As vezes uma pessoa é feia mas não é chata,arrogante e assim tornando-se bonita,bela e caso se for desprovida de inteligência acabara inteligente. Nossa população necessita de SUS funcionando ,vida digna comida na mesa,respeito e etc..se é me entendes,para quê o gênero "Lusíadas" o mesmo só para meia dúzia de polidos,presunçoso e esnobes como você.Caro blogueiro, segundo dizem que o todo poderoso "Jesus" não foi uma pessoa culta mas sábio....
    Me desculpe a franqueza,nossa mensagem é um julgo e critica construtiva não é?

    Um abraço

    Cristina de Souza de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Prezada Cristina, acredito que você não tenha entendido a mensagem que pretendi passar com o post. Reforço, então, que linguagem erudita não é prova de sabedoria; ao contrário, pessoas simples, com linguagem simplória até, são mais sábias que muitos doutores. Por outro lado, não posso deixar de continuar afirmando que o bom português é bom de ser ouvido. A luta não deve ser pelo empobrecimento da língua; ao contrário, deve ser por ampliar o acesso do povo aos bancos escolares. Quanto ao seu comentário sobre ser, seu post, uma crítica construtiva, refuto veementemente, pois, agressividade gratuita, para mim, é falta de educação.

    ResponderExcluir