quinta-feira, 26 de agosto de 2010

“Diet ou normal?”

Li artigo de Martha Medeiros, entitulado “Pudim”, no qual ela aborda a quase escravidão do ser humano ao que é política e ecologicamente correto, à cultura da comida diet, ao físico esbelto etc.
Realmente, somos escravos do que a medicina atual e ciências afins dizem que é saudável e do que a sociedade contemporânea sagrou como ser humano esteticamente perfeito.
Penso em minhas avós, uma falecida aos 95 anos de idade e a outra, ainda viva, com 98 anos recentemente completados.
No tempo delas, comida era feita com óleo de soja ou gordura de porco. Hoje, o único óleo que presta, dizem, é o de canola.
Antigamente, não havia nada diet, zero ou light como hoje. E para falar a verdade, ainda não entendi qual é a diferença entre eles.
Anos atrás, a comida era a mais natural possível e o sabor, original. Hoje, consumimos conservantes aos montes e sabor artificial disso ou daquilo.
Minhas avós nunca se preocuparam com estética e viveram muito, mas muito felizes. Hoje, de modo geral, há apego exacerbado ao físico perfeito, mais até do que à vida saudável. E todos estão infelizes e insatisfeitos consigo mesmos.
No tempo de minhas avós, havia contentamento com o pouco. Atualmente, buscamos sempre mais e mais, talvez o inalcançável, e há insatisfação generalizada constante.
Fica, portanto, a reflexão: será que, com todas as limitações e sacrifícios que a vida moderna nos impõe, chegaremos, felizes, à idade de minhas avós?
26/08/10

4 comentários:

  1. Um alimento diet não tem açúcar (glicose), é direcionado para diabéticos. O alimento light tem baixa teor de gorduras principalmente, e também açúcar,ou seja, tem menos calorias. Então uma alimento diet pode ser considerado light mas o inverso não. O alimento zero não tem calorias. Digamos que é um super light.

    ResponderExcluir
  2. Por sua causa não sou mais uma ignorante no assunto. Obrigada pelas informações valiosas, viu? Beijossssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. E eu queria ser sua avó, feliz de qualquer jeito, mas quando engordo só penso em cortar os pulso!kkkk

    ResponderExcluir
  4. Acho que todas as mulheres pensam assim como você quando engordam. Faz parte do "ser feminino", complicado que só! rsrsrs Beijosss e obrigada pelo comentário, viu?

    ResponderExcluir